01/05/2010

Água



Beba mais água! Escutamos todos os dias este apelo.
Na verdade este apelo é essencial. Qualquer bebida tem mais sabor e nos atrai mais do que água...Mas, lembrando, nosso corpo é composto de 50 a 75% de água.
Não devemos esperar sentir sede para tomarmos água. Quando sentimos é porque o corpo já está desidratando.

À medida que envelhecemos, ocorre diminuição da proporção de água no organismo. Uma das maneiras fáceis de avaliar o consumo é observar a coloração da urina, quanto mais clarinha, melhor nosso estado de hidratação.

Devem ser evitados os refrigerantes (hidratam muuito pouco, em virtude da presença de gás e do alto teor de açúcar)e as bebidas alcoólicas (estimulam ainda mais a perda de água pela urina).

Os isotônicos contêm grande teor de sais minerais, sendo mais indicados para atletas, que perdem muita água e sais minerais através do suor, necessitando de uma reposição rápida, obtida com esse tipo de bebida.

O que pode acontecer no seu corpo quando você fica desidratado:
- Perda de energia
- Diminuição da performance durante o exercício
- Cãibras
- Dor de cabeça leve a moderada
- Náuseas e dores de cabeça mais fortes
- Pressão baixa - é a queixa mais comum no verão, pois no calor os nossos vasos dilatam e existe uma maior dificuldade do sangue, que circula nas pernas, voltar para o coração, isso na maioria das vezes, pode ser tratada com uma melhor hidratação.

Além disso:
- A água auxilia na digestão, na absorção e no transporte de nutrientes;
- Serve como meio para vários processos químicos;
- Ajuda a manter a temperatura do corpo estável;
- É importante para a formação de todos os tecidos;
- É a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, suor…) que lubrificam os órgãos e as articulações;
- É o melhor hidratante que existe para a pele, deixando-a macia e elástica.

No verão, o chá e o suco também auxiliam (não acrescente açúcar). Com relação aos chás, opte pelos de ervas ou descafeínado. Prefira mais frutas, verduras e legumes nas refeições. Esses alimentos contêm cerca de 80% a 90% de água e, em sua maioria, têm menos calorias e muitas fibras e vitaminas.

A recomendação mais aceita é de 35 ml por Kg de peso. Sendo 50 % na s refeições e o restante de água pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário