06/02/2014

DETOX - "Dieta" Desintoxicante ou detoxificante





     Esta "dieta" tem sido muito divulgada e até tem sido "febre" em estéticas e academias. O objetivo  principal é eliminar as toxinas (diminuir a retenção de líquidos) acumuladas no nosso corpo, com menos toxinas todo o organismo funciona melhor.

   Este tipo de alimentação não é propriamente uma dieta porque não há preocupação com a quantidade calórica e sim com o tipo de alimento utilizado.     

     Na verdade, o nosso corpo tem sim a capacidade para fazer este trabalho desde que tenhamos uma dieta saudável. Por isso não deve (e nem pode) ser feita seguidamente, uma vez por semana (dieta de 1 dia é suficiente) ou de acordo com a recomendação da sua nutricionista. As quantidades vão variar de acordo com as necessidades individuais.

    Pode ser usada no processo de emagrecimento, como dieta de compensação (após festas) e também manutenção de peso para pessoas que não apresentem alteração na saúde.



    Através dos alimentos indicados, é capaz de melhorar o trânsito intestinal, a digestão, a assimilação de nutrientes e ajuda a diminuir a ação dos radicais livres (estes benefícios você terá sempre se for em busca de uma dieta saudável e reeducação alimentar). É muito importante o consumo de água adequado neste dia. (ver aqui)

Eu preciso?
     Se sua alimentação é rica em alimentos industrializados,  pode ser interessante antes de você mudar seus hábitos alimentares de vez. Procure um nutricionista para avaliação e orientação.



Proibidos: deixe os industrializados de fora!  leite, refrigerante, café, chá preto, carne vermelha, cereais refinados (arroz, farinha e açúcar branco), doces.

Usar: gergelim, gengibre, linhaça, chia, azeite de oliva (somente na salada), verduras e legumes diferentes no vapor, temperos naturais, pimentões vermelhos, repolho, aspargos, tomate, cebola, pimenta vermelha, iogurte, mel, frutas vermelhas, alho, limão, sucos naturais, abacaxi, cenoura, hortelã, salsa e folhas verdes.

Os sucos detox também são aliados, podem fazer parte da nossa alimentação desde que não substituam as refeições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário